Vidro, espelho, box, louças, revestimentos e muita inspiração para planejar banheiros sob medida
1. Valioso principalmente em banheiros integrados ao quarto, o box de vidro vai até o teto e evita que o vapor se espalhe. Detalhe: é preciso haver janela ou exaustor dentro do compartimento.
2. Perfeitos para um casal, os chuveiros de teto (modelo 1997CTET, da Deca) simulam um banho de chuva. “É o que se chama de água mole”, explica Fábio. Repare nos dois orifícios embutidos no forro de gesso: são altofalantes do sistema de som (projeto da Home System).
3. A grelha substitui o ralo redondo com charme. Modelo de aço inox da Ketesi.
4. A parede é coberta de cimento polimérico em tom natural (Tecnocimento, da NS Brazil), protegido com resina para pedras (Fuseprotec, da Fusecolor): uma demão da versão semibrilho e outra da fosca.
5. Para parecer monolítico, o piso de Marmoglass (Marmotec) branco leva placas grandes, de 110 x 90 cm.
6. “Como no Brasil há grande variedade de rochas e bons marmoristas, gosto de desenhar os lavatórios e executá-los”, diz Fábio, referindo-se ao modelo duplo feito pela Kapace Mármores e Granitos, com o mesmo tipo de pedra do piso.
7. Fábio é enfático: prefira espelhos antiembaçamento, dotados de resistência elétrica. Este é da Penha Vidros.
8. A claraboia traz muita luz natural, tornando o espaço mais agradável. A claridade ainda permite manter uma planta em vaso (aqui, um bambu-mossô) no interior, solução que afasta a sensação de frieza gerada num ambiente inteiramente branco.
9. Também na parede mais distante das janelas usou-se um espelho: essa solução simples multiplica a luminosidade e parece ampliar o espaço.
10. O banheiro comporta uma banheira para duas pessoas (Pretty-Jet). “Prefiro separá-la do boxe. É mais confortável e seguro no dia a dia”, diz Francisco.
11. O mármore sintético (Marmoglass) branco e polido foi cortado em placas de 90 x 90 cm, dimensão proporcional à do ambiente e que oferecia o mínimo de rejuntes na paginação.
12. No box, uma novidade: o trilho é recortado no próprio vidro temperado e corre com a ajuda de uma roldana em inox, mesmo material dos botões de fixação. Solução da Vidros Mafuz.
14. Além da iluminação geral (com halógenas PAR 20), mini-spots com luz amarela, instalados no gesso, sobre a bancada, facilitam o barbear e a maquiagem. Também há focos sobre a banheira e no boxe, onde duchas (Deca) próprias para cromoterapia oferecem banho com luz em diferentes tons.
15. Escolha dos clientes, os misturadores (modelo Waterfall, monocomando e de mesa, da Lorenzetti) incrementam o ambiente – de resto, bastante discreto.
16. Como o banheiro serve a um casal, há duas cubas – recurso viável apenas em espaços amplos, ou sobraria pouca área de bancada.
17. Na área molhada (onde ficam o boxe e o vaso sanitário), adotou-se travertino romano bruto protegido com resina incolor (fornecido pela Tiga Comércio de Mármores e Granitos). As placas medem cerca de 1 m², conforme a paginação e as dimensões do ambiente. “Muito maiores do que isso, dão trabalho no transporte, não cabem no elevador e são pesadas para assentar”, diz o arquiteto.
18. O box, grande (1,35 x 1,35 m) e confortável, é um dos atrativos do espaço. A 45 cm de altura, fica um banco de travertino que “serve para apoiar e lavar os pés”, exemplifica Flávio. O nicho completa a lista de mimos: alcança 10 cm de profundidade, o mínimo necessário para acomodar frascos e vidrinhos.
19. Além do chuveiro de teto, o banheiro oferece uma duchinha (Deca), acionada pelo mesmo misturador monocomando. “Essa associação é prática: nem sempre as mulheres querem molhar os cabelos”, sugere o arquiteto.
21. Seguindo a receita do apartamento, duas paredes ganharam acabamento de compensado folheado com madeira curupixá ebanizada e envernizada (serviço da Marcenaria Ipê), mesmo material do gabinete. Detalhe: só foi possível usar esse acabamento porque a janela localizada dentro do boxe evita que o vapor danifique os painéis.
22. Para aquecer o ambiente, o piso da parte seca do banheiro ganhou tacão de cumaru (IndusParquet).
23. Com apenas 55 cm de profundidade, a bancada traz duas cubas compactas (55 x 45 cm): modelo L870 de sobrepor, com quinas retas e ralo oculto. Os metais seguem o mesmo desenho: linha Unic, também da Deca.
20. O vaso sanitário fica em um compartimento à parte. “Esse recurso é tendência, ainda mais importante para banheiros integrados ao quarto”, avalia Flávio. “Assim, se a porta de correr estiver aberta, não se vê imediatamente essa parte, mais reservada.”
Por: Por Edson G. Medeiros, Eliana Medina, Isabela Mendonça e Joana L. Baracuhy
Fonte: Arquitetura e Construção